quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Projeto de extensão da UFC é finalista de prêmio nacional

Profª Dra. Lídia Eugênia Cavalcante (de azul, da esq. p/dir.)
entre bolsistas e voluntárias do Projeto Ler para Crer
.
O projeto "Ler para Crer: metodologias para a implantação de bibliotecas comunitárias em municípios cearenses", da UFC, está entre os 15 finalistas da quinta edição do Prêmio Viva Leitura.
.
O projeto de extensão é coordenado pela Profª Lídia Eugênia Cavalcante, do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. A premiação é  promovida pelos ministérios da Educação e da Cultura. O projeto da UFC, criado em 2008, foi selecionado entre 1.829 inscritos em todo o País.
.
As três experiências vencedoras vão dividir R$ 90 mil.  O objetivo do prêmio, que será entregue dia 19 de novembro, em Brasília,  é estimular a leitura no País. A premiação contempla três categorias diferentes, e o projeto da UFC concorre na categoria "Instituições, ONGs e universidades". O prêmio é coordenado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e conta com patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha.
.
Implantado há apenas dois anos, o projeto vem recebendo premiações desde o ano de sua criação. Em 2008 foi o único do Ceará premiado pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt 2008), dos ministérios da Educação e da Cultura, que contemplou outras 96 iniciativas. Na época, recebeu R$ 29.998,00 para execução de atividades nas áreas de leitura e cidadania.
.
De acordo com a Profª Lídia Eugênia Cavalcante, o projeto visa ao desenvolvimento de metodologias de autogestão de bibliotecas comunitárias e atualmente beneficia três municípios cearenses: Itaitinga, Redenção e Aquiraz. Ao todo foram inauguradas 10 bibliotecas pela comunidade das cidades visitadas, que recebem apoio do município e orientação da UFC através do Curso de Biblioteconomia.
.
A Profª Juliana Buse é a coordenadora adjunta do projeto, com o qual colaboram outros docentes do curso de Biblioteconomia, assim como alunos bolsistas e voluntários, totalizando cerca de 25 colaboradores.
.

Um comentário:

  1. Meus parabéns a todos e todas que fazem parte desse projeto lindo! Na torcida por vocês!
    Um abraço afetuoso.
    Luciana Sousa
    Grupo Paideia

    ResponderExcluir