quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Uma missão a cumprir

.........A marca visual do Ler Para Crer foi inspirada na história de “Dom Quixote”. E não poderia haver história melhor para ilustrar esse projeto que visa, acima de tudo, formar bons leitores. Afinal, Dom Quixote é um grande leitor que traz para a realidade os personagens da sua imaginação.
.........O Projeto Ler Para Crer surgiu com o objetivo de levar aos municípios cearenses a semente da leitura em forma de biblioteca. No ano de 2009 foram premiados três municípios cearenses para participar do Projeto: Aquiraz, Itaitinga e Redenção. Os municípios receberam dos professores da UFC dois dias de oficinas preparatórias para a implantação do Projeto. Após esse momento, surgiram as movimentações das comunidades para a criação das bibliotecas comunitárias como procura por espaço, doação de livros, participação de voluntários, dentre outros. A partir daí aos poucos a comunidade cria mecanismos para movimentar a biblioteca.
.
Aquiraz - Chegada do Projeto
.
Aquiraz - Biblioteca da Comunidade de Preaoca
.
Aquiraz - Profª Lídia com bolsistas trabalhando no acervo
da Biblioteca da comunidade de Patacas
.
Itaitinga - Recepção da comunidade ao Projeto
.
Estudantes de Biblioteconomia da UFC e voluntárias

Redenção - voluntárias com parte da comunidade antes da confraternização natalina (2009)
.
Redenção - início da confraternização natalina (2009)
.
.
Parte do acervo reunido nas bibliotecas após trabalho de restauração e catalogação
.
Parte do acervo reunido nas bibliotecas após trabalho de restauração e catalogação
.
Parte do acervo reunido nas bibliotecas após trabalho de restauração e catalogação
.
..........O Ler Para Crer tem como coordenadora a Professora Doutora Lídia Eugenia Cavalcante do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará.
..........Atualmente, o Projeto Ler Para Crer se prepara para recomeçar a sua implantação em novos municípios, deixando Aquiraz, Itaitinga e Redenção bem preparados para darem continuidade às bibliotecas comunitárias já implantadas com a ajuda do Ler Para Crer. É importante porém, que essas comunidades continuem a receber doação de livros.
.


.
.“Quando se sonha sozinho,
é apenas um sonho.
Quando sonhamos juntos,
é o começo da realidade.”
(Miguel de Cervantes,
em Dom Quixote)

Nenhum comentário:

Postar um comentário